quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

17o. Dia - INESQUECÍVEL!!!!!!!!!!!

Vou falar uma coisa pra vocês!!!

Estou tirando o posto de "cerejinha de bolo" de Ushuaia e transferindo para Torres del Paine (http://www.torresdelpaine.com/), no Chile, na verdade trata-se do Parque Nacional Torres del Paine. O parque está localizado ao sul da Patagônia Chilena e possui 242.000hc. Foi declarado Reserva da Biosfera em 1978, título recebido da Unesco.

A principal via de acesso é através da cidade de Puerto Natales, cidade em que pode se hospedar e ir ao parque com alguma excursão ou, ainda, é possível hospedar-se lá dentro.

Distância: 145km, sendo 70km de rípio (até entrada principal).
Nossa programação para este dia era: sair cedo em direção a El Calafate/Arg, passando dentro do parque (percurso total dentro do parque: 60km) para conhecê-lo... e foi assim...

Saímos de Puerto Natales por volta das 7:30h. Nossa expectativa era muito grande, pois vários elogios já haviam sido feitos ao local.

Milodón - estátua na entrada da cidade de Puerto Natales e ponto de passagem para ir a Torres del Paine.

A rodovia (Ruta 9) até Cerro Castillo é excelente, toda pavimentada. Na entrada da cidade há indicações e é aqui, também, que encontra-se a Aduana de saída do Chile para Argentina, ou seja, teríamos que voltar a este ponto para seguirmos viagem até El Calafate.

De Puerto Natales até Cerro Castillo, de onde partimos para o Parque.

Após Cerro Castilho são mais 20km de asfalto... então... nosso velho amigo rípio... Mas vou contar um segredinho, o rípio daqui é melhor que muita rodovia do Brasil. Há cuidados diários com estas estradas. Aproveitando, já faço um elogio às rodovias argentinas e chilenas. São verdadeiros tapetes, rotineiramente cuidadas e o melhor... não se paga um centavo de pedágio em grande parte delas. Pedágios são cobrados próximo a cidades maiores e nas cidades que fazem fronteira com o Brasil. Pedágio da moto, pagamos apenas em Buenos Aires (4 pesos).

Logo que se entra no rípio a paisagem muda... É algo impressionante... entramos em uma curva, saímos de outra e a cada instante mais bonito vai ficando. Há alguns quilômetros vimos uma plaquinha de mirador a 1km e quando saímos daquela curva... olha só que paisagem encheu nossos olhos... Deus existe ou não?

Poucos km depois... Olha que lindo!!! Simplesmente inesquecível: Lago Sarmiento e ao fundo as Torres del Paine

Novamente nos encantamos com uma laguna, que impressionava por sua cor... agora eu conheço o verdadeiro verde água, que até então eu só tinha visto na caixa de 36 cores da fiber castel.

Mais à frente: Laguna Verde... Gente!! É tirar o fôlego... Maravilhoso...

Percorrido todo trajeto, chegamos à portaria principal do Parque e adquirimos nossos bilhetes e o mapa do local. A guardaparque que nos orientou, foi muito atenciosa e como dissemos que iríamos seguir viagem até El Calafate, a mesma já foi nos mostrando como rodar no parque e ir direto a Cerro Castillo sem ter que retornar à entrada principal.

Assim começava nossa aventura pelo PARQUE TORRES DEL PAINE...

Rodados 145km, estamos na entrada principal do Parque: 15.000 pesos chilenos/pessoa (+-60 reais/pessoa)

Gente!!! É impressionante. Não existe máquina fotográfica que consiga registrar o que vimos por lá. O lugar é de uma beleza inexplicável. Olhávamos e nem acreditávamos que pudesse existir algo assim... Coloquem em suas listas de 'coisas para se fazer antes de morrer'...

Já no interior do parque: foto tirada por um grupo de brasileiros (ô praguinha é o tal de brasileiro... tá em todo lugar... kkkkk)

Aqui é outro ponto lindo do parque, o Salto Grande, onde cruzam-se o Lago Nordenskjold e o Lago Pehoé. É poss;ivel caminhar até o salto, mas como nosso tempo estava bem apertado, nos contentamos com esta bela visão...

Salto Grande - é possível caminhar até a queda de água, mas não tínhamos tanto tempo, pois nosso destino era El Calafate...

Para seguirmos tranquilos na viagem, paramos para almoçar na Hosteria Pehoé (boa opção de hospedagem). Eles trabalham de um jeito muito interessante: você compra um menu, são 4 opções (1 com carne de frango, 2 com carne bovina e 1 com salmão). No menu vem os seguintes pratos: sopa, salada (self-service), carne, acompanhamento (arroz ou batata ou macarrão), bebida (refrigerante ou suco de garrafinha ou água), sobremesa (doce ou salada de frutas) e cafezinho. Pedimos o salmão, que estava divino e pagamos 19.000 pesos chilenos/pessoa (cerca de 76 reais/pessoa).

Paradinha para almoçar. Dê um look na vista. Restaurante da Hosteria Pehoé

Abastecidos... pé na estrada...

Depois da aduana, rodamos cerca de 35km e não havia gasolina no posto. A próxima estacion de servicio (como eles dizem por aqui) ficaria a 70km... Partimos. Tínhamos 10L reserva, para emergência. Ao chegarmos em La Esperanza, onde havia a esperança de abastecer... adivinha? Não havia gasolina. O posto estava lotada, todos muito nervosos e desesperados. Nós, graças a Deus, tínhamos nossa reservinha. Abastecemos e rodamos os 160km que faltavam para chegar em El Calafate.

Fotos daí pra frente não existem. As baterias acabaram depois de passarmos pelo Parque das Torres del Paine (imagem quantas fotos não tiramos...).

Interessante!!!

Conhecemos neste posto o Xavier (leia-se Ravier). Um hippie que já andou pelo Brasil inteiro. Ele contou que a 11 anos está viajando, de carona em carona. Elogiou 2 cidades brasileiras: Patos de Minas e Divinópolis. Disse que seu objetivo agora é ir para África, mas precisa juntar um dinheiro para isso. Sua atividade para uma graninha: malabares nos sinaleiros...

Este é que é o interessante de viajar deste jeito... você tem contato com as pessoas, suas histórias... Você consegue sentir as cidades e as pessoas querem conversar com a gente. Elas param, ficam olhando e de repente estão do nosso lado, perguntando, sugerindo... é muito legal!!!

Bem... vou indo... Tenho que chegar ao Glaciar Perito Moreno (hehehehe)...